quarta-feira, 20 de março de 2013

Agbiotech: O que o melhoramento de plantas deverá ser

Na  Nature Biotechnology 30 197, (2012) é notada que a forma como esta sendo levada a pesquisa e a política dos governos em agricultura nos levará a sérios problemas de fome no futuro, decorrente de: 

1. A população em 12 anos passou de 6 bi para 7 bilhões de pessoas.
2. O consumo de alimentos em 50 anos se duplicará

Então é hora de sair dos velhos debates filosóficos ou partidaristas dentro dos métodos melhoramento convencionais ou biotecnológicos, das politicas que discutem se o transgênico é bom ou não. E ir ao que realmente interessa: falta de alimentos em 50 anos. Utilizar toda a tecnologia e conhecimento para resolver o verdadeiro problema.

O problema esta ainda agravado pois de forma geral os orçamentos para pesquisas na área são reduzidos. Em 2012 o orçamento dos EUA em agricultura foi 2,3 bilhões de dólares e em pesquisa nos institutos de saúde 31,2 bilhões. Imagino que no Brasil deve seguir essa proporção.


Para os melhoristas é hora de ser criativos, quando esta não é reconhecida ou incentivada e jogar mão da toda a tecnologia disponível, sem partidarismos sem ciumes da biologia molecular, da inferência bayesiana, etc. Olhando o bem da humanidade e da natureza. Se não se fizer mudança radical de pensamentos e ações o comentado virará a historia de uma morte anunciada.  

Ver o artigo: http://www.nature.com/nbt/journal/v30/n3/full/nbt.2168.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário